A cada 4 anos multidões param para assistir ao maior evento esportivo da Terra, a Copa do Mundo de futebol organizada pela FIFA. Uma atmosfera eletrizante vai se criando conforme o som do apito inicial da primeira partida se aproxima.
É um misto de nostalgia e magia que se intensifica, de um lado as lembranças das Copas passadas, do outro a esperança de ver novos heróis e lances memoráveis em mais uma edição. Este é o famoso “clima de Copa”, que desde 1970, começa justamente quando a Panini lança o álbum oficial do evento.
Sobre o valor das tradições
Colecionar figurinhas é uma verdadeira tradição, atravessa gerações e alcança um público abrangente, que vai muito além dos apaixonados pelo futebol. Reúne pessoas em função do objetivo maior que é completar o álbum. Promove a troca, interações sociais importantes e até um laço afetivo com o próprio torneio. Em 2022, isto se deu de modo ainda mais especial, porque esta foi a Copa dos Abraços, a celebração global do tão ansiado retorno. Pessoas de volta às ruas compartilhando momentos inesquecíveis e muitas histórias para contar.
O álbum da Panini é tudo isso e, para os anunciantes, é a oportunidade perfeita de sensibilizar e criar laços com os consumidores. Quem tem um álbum guarda e, de tempos em tempos, o revisita folheando. A construção de uma marca top of mind passa por se posicionar no campo da ‘recordação’. Note-se, eu disse ‘recordação’ e não ‘lembrança’, porque recordar é rever pelo filtro do coração. Esta foi a premissa do nosso trabalho. Dados mercadológicos completavam a apresentação, produzindo o equilíbrio ideal entre argumentos racionais e emocionais.
O conteúdo
Fomos convidados para desenvolver a apresentação comercial que seria utilizada na prospecção de anunciantes para o álbum da Copa do Mundo de 2022. O material deveria trazer as ativações realizadas nas Copas passadas e os números alcançados.
O trabalho consistiu em mostrar que esta é uma oportunidade que só aparece a cada 4 anos, mas que marca o público profundamente, com claros reflexos no futuro. A criança de hoje que tantas vezes folheou o álbum até completá-lo, é o adulto e consumidor de amanhã, com a memória não só desse evento na cabeça, mas também das marcas anunciadas.
A entrega
Foi um job muito interessante, porque, além de ser um assunto que amo, pude realizar uma grande viagem à infância. Sem falar do orgulho que é atender um cliente tão bacana quanto a Panini. Foram poucos os retoques necessários na etapa de produção, pois a ideia já estava bem clara desde o início. O cliente se encantou pelo discurso, tudo fluiu da maneira esperada.