Blog

Apresentação

Panini – A Copa dos abraços

A cada 4 anos multidões param para assistir ao maior evento esportivo da Terra, a Copa do Mundo de futebol organizada pela FIFA. Uma atmosfera eletrizante vai se criando conforme o som do apito inicial da primeira partida se aproxima.  

É um misto de nostalgia e magia que se intensifica, de um lado as lembranças das Copas passadas, do outro a esperança de ver novos heróis e lances memoráveis em mais uma edição. Este é o famoso “clima de Copa”, que desde 1970, começa justamente quando a Panini lança o álbum oficial do evento.  

Sobre o valor das tradições 

Colecionar figurinhas é uma verdadeira tradição, atravessa gerações e alcança um público abrangente, que vai muito além dos apaixonados pelo futebol. Reúne pessoas em função do objetivo maior que é completar o álbum. Promove a troca, interações sociais importantes e até um laço afetivo com o próprio torneio. Em 2022, isto se deu de modo ainda mais especial, porque esta foi a Copa dos Abraços, a celebração global do tão ansiado retorno. Pessoas de volta às ruas compartilhando momentos inesquecíveis e muitas histórias para contar.  

O álbum da Panini é tudo isso e, para os anunciantes, é a oportunidade perfeita de sensibilizar e criar laços com os consumidores. Quem tem um álbum guarda e, de tempos em tempos, o revisita folheando. A construção de uma marca top of mind passa por se posicionar no campo da ‘recordação’. Note-se, eu disse ‘recordação’ e não ‘lembrança’, porque recordar é rever pelo filtro do coração. Esta foi a premissa do nosso trabalho. Dados mercadológicos completavam a apresentação, produzindo o equilíbrio ideal entre argumentos racionais e emocionais.  

O conteúdo 

Fomos convidados para desenvolver a apresentação comercial que seria utilizada na prospecção de anunciantes para o álbum da Copa do Mundo de 2022. O material deveria trazer as ativações realizadas nas Copas passadas e os números alcançados. 

O trabalho consistiu em mostrar que esta é uma oportunidade que só aparece a cada 4 anos, mas que marca o público profundamente, com claros reflexos no futuro. A criança de hoje que tantas vezes folheou o álbum até completá-lo, é o adulto e consumidor de amanhã, com a memória não só desse evento na cabeça, mas também das marcas anunciadas. 

A entrega 

Foi um job muito interessante, porque, além de ser um assunto que amo, pude realizar uma grande viagem à infância. Sem falar do orgulho que é atender um cliente tão bacana quanto a Panini. Foram poucos os retoques necessários na etapa de produção, pois a ideia já estava bem clara desde o início. O cliente se encantou pelo discurso, tudo fluiu da maneira esperada. 

Compartilhe:

Chaveirxs:

Carolina Tamai
Carolina Tamai
Felipe Beiro
Francine Barboza
Francine Barboza
Nicolas Ascenção

Tags

Apresentação comercial
colecionável
comunicação
construção de marca
Copa do Mundo
encantar
futebol
geração de valor para audiência
investimento
top of mind
tradição

Ferramentas

Adobe Photoshop
Power point

Projetos relacionados

Tecnologia

Vivo – Encontro de Líderes

Apresentação
Seguradora

AIG – Apresentação

Apresentação
Energia

Ipiranga – Apresentação

Apresentação
Alimentos

Bob’s – 70 anos

Apresentação
Varejo

Chilli Beans – Convenção

Apresentação
Entretenimento

HBO Max – Apresentação

Apresentação

Quero orçar o meu projeto

Comece hoje mesmo um projeto conosco​